Manobras
Posições em relação ao skate
180º - O skatista troca a base do skate.360º - O atleta dá uma volta completa em torno de seu próprio corpo.
900º - O skatista salta e executa dois giros e meio no ar.
Frontside e Backside air - No front, o skatista segura a parte de trás e vai pra frente do obstáculo. No back, faz a operação inversa.
Ollie - A manobra básica do skate. É um salto que o atleta dá e tira o skate do chão.
Handplant - É uma manobra bonita de se ver. O atleta planta bananeira com uma mão no skate e a outra na borda da pista.
Invert - Essa é uma manobra que varia do handplant. Nela, o skatista segura o carrinho com a mão da frente entre as pernas.
Eggplant - É exatamente o inverso do handplant. A mão de trás segura o skate e a mão da frente vai na borda da pista.
Burn Twist - Inventada por Bob Burnquist, a manobra consiste em um eggplant com 360º.
Kickflip - Faz o skate rodar por baixo dos pés do skatistas.
Line Air - O skate é seguro com a mão de frente, com o skatista voando para a parede.
O skate gira e você acompanha com o seu corpo para o lado esquerdo. Abreviação fs ou f/s. Em borda ou corrimão frontiside é quando você vai de frente pro corrimão. Exemplo Fs noseslide.
O skate gira e você acompanha com o seu corpo para o lado direito. Abreviação bs ou b/s. Em borda ou corrimão backside é quando você vai de costas pro corrimão. Exemplo Bs Noseslide
Toda manobra tem backside e frontiside.
É a base, em posição normal, com a perna esquerda à frente (aproximadamente no meio) e a direita no tail, no qual, o skatista melhor se adapta.
É o inverso da Regular, o skatista apoia a perna direita à frente e a esquerda no tail
É uma variação de base, o pé utilizado para chutar as manobras passa a batê-las com o pé no tail. Sendo assim se você usa o pé esquerdo no tail vai passar a utilizar o pé direito e assim vice-versa. Abreviação ss ou s/s. Executa-se qualquer manobra sobre essa base. Por exemplo. Switch Stance ollie,Switch Stance Flip,Switch Stance Heelflip,Switch Stance Crooked.
O pé que é utilizado para chutar as manobras, passa a pisar no nose e assim batendo as manobras com o pé trocado.Exemplos: nollie flip, nollie fs 180, nollie bs 180, etc.
Manobras realizadas com o skate movendo no sentido contrário ou simplesmente terminar uma manobra andando no sentido oposto. Manobras de fakie são diferentes das manobras de switch stance, pois nesta é como se você tivesse vendo o skatista andando através de um espelho. Exemplos: fakie ollie, fakie kickflip e rock to fakie.
Manobras de Chão
Pise com força no Tail e chute com o pé da frente em direção ao nose, saltando ao mesmo tempo, para fazer o skate saltar, isso é a base para quase todas as manobras importantes lembrando esse "chute" tende a ser suave para melhor alinhamento do skate no alto.
É como o Heelflip só que o skate vai mais adiantado. Para dar o atleta tem que botar o pé antes do meio do skate, então é só chutar pro lado e jogar o corpo para o lado que o skate for.
Manobra onde o atleta após realizar o movimento do ollie com o pé de trás, arrasta o pé da frente para o lado e para frente, simultaneamente, diagonalmente, fazendo com que o skate gire no seu eixo longitudinal e retorne a posição original.
É como um flip (giro), com a diferença de que é chutado com o calcanhar do pé da frente. Você chuta com o pé da frente para a esquerda sentido ao nose dando leve impulso para baixo, ele vai girar 360º, é só cair em cima dele.
Pressiona-se o tail do skate para trás, fazendo com que o shape gire 180º no ar, longe do chão. Em sentido horário para base Regular (Pé esquerdo à frente) e anti-horário para Goofy.
Semelhante ao Pop Shove-it, mas com o sentido oposto.
Um 180° rente ao chão parecido com um pop shove-it só que sem sair do chão.
Semelhante ao Shove-it, mas além de girar 180º rente ao chão, o skate gira um flip junto.
Monobra em em que o skate gira sobre o pé de trás. Quando roda no pé da frente é chamado de Front foot impossible ou Ollie fazendo o skate girar em torno do seu próprio eixo, usando o pé de trás.
Um Fs shove-it (o contrário do pop shove-it), junto de um flip.Dá a impressão de um meio flip com o skate dando uma volta. Chute o pe de trás in direção da mão da frente.
Um popshovit com um heelflip (modo inverso ao hardflip).Dá a mesma impressão do hardflip, porém invertida.
É uma manobra que o skate faz rotação de 360° graus juntamente com mais 360° em eixo. No Brasil, mais conhecido como kickflip, nos Estados Unidos da América (inglês: United States of América, USA ou US), é conhecido como 360° Flip (giro). Finalizando uma variação de 360 FS Shove-it com um Flip (giro).
Ollie flip fazendo o corpo girar 180º, com o skate seguindo o sentido normal.
Consiste em deixar o skate quase na vertical com o skatista em cima. O skate toca o chão apenas com a ponta do tail ou do nose e o skatista segura o outro extremo com a mão, enquanto se apóia com o pé sobre o truck que está mais embaixo. A mão puxa o skate para equilibrá-lo com o peso do skatista.
Similar ao Pogo, mas sem usar a mão. Ao invés de segurar o extremo que está no alto com a mão, usa-se o pé que não está apoiado no truck. O peito do pé fica em contato com a lixa, puxando o skate em direção ao skatista, cumprindo a mesma função que a mão cumpria.
Sobre o chão, o skatista equilibra-se sobre o truck traseiro sem encostar o tail no chão.
Sobre o chão, o skatista equilibra-se sobre o truck da frente sem encostar o nose no chão.
É a manobra mais básica para se trocar de base. Consiste em deixar um dos trucks deslizar sobre o chão fazendo-o ir para frente ou para trás.
Andar de skate sobre um obstáculo.
Andar de skate pela parede.
Grinds
O skate desliza sobre os dois trucks sobre a borda.
O skate desliza com o truck de trás sobre a borda sem encostar o tail sobre a mesma. Está manobra pode ser feita também em corrimãos.
Semelhante ao 5-0 Grind, mas desliza-se sobre o truck dianteiro.
O skate desliza sobre a borda com a parte de baixo do shape. Para isso, deve-se projetar o nose para encaixar o meio do shape.
O skate desliza no meio do Shape, semelhante ae Darkslide mas, quando executado se chuta o skate para o lado, introduzindo-o no meio de um corrimão.
Semelhante ao Boardslide, porém ao invés de projetar o nose para encaixar o meio do shape, joga-se o tail, encaixando o meio do shape.
O skate desliza o nose perpendicularmente à borda.
Semelhante ao noseslide, porém desliza-se com o tail.
O skate desliza sobre o truck dianteiro inclinado mais ou menos 45° para fora da borda.
Semelhante ao rockslide, mas quando executada, chuta-se a metade de flip, deslizando com o meio da lixa sobre o trilho ou cano.
Semelhante ao Darkslide, só que com um dos pés entre os trucks.
Aéreos / Grabs
Enquanto está no ar, os skatista dobra o seu joelho dianteiro e segura no nose com a mão.
Semelhante ao Nosegrab só que segurando no tail e dobrando o joelho traseiro.
Um Nosegrab e um Tailgrab juntos, o skatista dobra os joelhos e agarra o nose e o tail, ao mesmo tempo.
Quando estiver no ar, tirar o skate dos pés fazendo a posição de um crucifixo e logo após coloca-se o skate novamente nos pés.
Enquanto está no ar, o skatista segura na parte do meio do skate que está em frente ao seu corpo, sem esticar as pernas.
É um Indy Air com as pernas esticadas. tem que levantar os pneus da frente e cair no skate. O atual tetracampeão mundial de skate vertical (2003, 2004, 2005 e 2006), Sandro "Mineirinho" Dias, é um dos principais atletas da modalidade. Nascido em Santo André, Mineirinho começou a andar de skate na garagem do prédio com um amigo. Os dois pegavam o skate do irmão de seu amigo, colocavam um pneu em cima e, enquanto um empurrava, o outro ia sentado dentro do pneu.
Mineirinho, que se tornou profissional em 1997, é considerado o rei do 540, e foi o 3º skatista do mundo a acertar a manobra 900º. Seu primeiro título foi o de campeão brasileiro iniciante de street, em 1988. Desde então, Mineirinho enfrentou alguns obstáculos, como em 1990, que foi obrigado a deixar o esporte. Mas em 1995 voltou à ativa em plena forma, conquistando o 5º lugar em sua primeira competição.
Um outro destaque do skate também é brasileiro: Bob Burnquist. O atleta, que é filho de mãe brasileira e pai norte-americano, começou a andar de skate aos nove anos e sempre chamou a atenção devido à sua facilidade de andar de base trocada.
Em 1994, quatro anos após começar a andar de skate, mudou-se para os Estados Unidos, buscando se profissionalizar no skate. Um ano depois, conquistou o Slam City Jam em Vancouver, no Canadá. Em 97,98 e 99, foi eleito o skatista do ano pelos principais veículos do esporte. Mas o auge de sua carreira foi em 2000, quando conquistou o Münster Monster Mastership e o Mundial.
O norte americano Tony Hawk é um dos principais atletas do mundo. É freqüentemente considerado um dos mais habilidosos e mais famosos skatistas atuais. Tornou-se profissional aos 14 anos e até o ano de 2004, Tony realizou uma série de manobras históricas e ganhou mais de 80 competições. Após 11 tentativas mal sucedidas, realizou o primeiro giro de 900 graus nos X games de 1999 e ganhou o prêmio de melhor manobra na competição.
O atleta, que muitas vezes é chamado de "birdman" (homem-pássaro), tem trabalhado para devolver alguma coisa para o esporte que tanto lhe deu: criou o Tony Hawk Foundation, fundação criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes e já distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fins lucrativos construírem pistas por todo os Estados Unidos.
O curitibano Rodil de Araújo Junior, o Ferrugem, é outro brasileiro que se destaca no skate. Sua vontade era ser piloto de motocross, mas seu pai não permitiu, por achar o esporte muito perigoso. Ferrugem, com o dinheiro de sua mesada, comprou um skate e começou a andar. O atleta foi se desenvolvendo e hoje é bicampeão mundial de skate street (2002-2004). No feminino, em 2006, Karen Jones foi a primeira brasileira a conquistar um título no Circuito Mundial de Skate Vertical na categoria feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário